AS FLORES
Sejam elas coloridas ou não, cheirosas ou pestilentas, garantiram a dispersão das angiospermas em todas as regiões habitáveis do planeta. Devido a sua variedade, garantem a atração de polinizadores, compensando a falta de mobilidade do vegetal e garantindo a polinização cruzada. Essa adaptação permite que o pólen (microesporo)de um indivíduo seja levado até a parte feminina de outro indivíduo de mesma espécie, promovendo maior variabilidade genética.
Fonte: <a href="https://pt.vecteezy.com/vetor-gratis/flor">Flor Vetores por Vecteezy</a>
O androceu e o gineceu são os conjuntos de órgãos reprodutivos masculinos e femininos, respectivamente, presentes nas flores das angiospermas. Vamos explorar suas funções e as divisões específicas de cada estrutura:
Androceu (Partes Masculinas): O androceu é responsável pela produção e liberação dos gametas masculinos, os grãos de pólen. Suas principais partes são:
Estames: Os estames são os órgãos masculinos da flor. Cada estame é composto por:
Filamento: É uma haste fina que sustenta a antera.
Antera: É a estrutura em formato de saco localizado na extremidade do filamento. A antera contém os sacos polínicos, onde ocorre a produção de grãos de pólen por meio da meiose.
Gineceu (Partes Femininas): O gineceu é responsável pela produção e proteção dos gametas femininos, bem como pela fertilização e desenvolvimento das sementes. Suas principais partes são:
Pistilo ou Carpelo: O pistilo é composto por três partes principais:
Estigma: É a parte superior do pistilo e possui uma superfície pegajosa ou com pelos especializados para capturar os grãos de pólen.
Estile: É uma estrutura alongada que conecta o estigma ao ovário.
Ovário: É a parte inferior do pistilo que contém um ou mais óvulos. O ovário abriga e protege os óvulos, que são as estruturas que contêm os gametas femininos.
Dentro do ovário, o óvulo passa por uma série de desenvolvimentos se tornar uma semente após a fertilização. Após a polinização, o tubo polínico cresce a partir do grão de pólen no estilete, alcança o ovário e fertiliza o óvulo.
Essas estruturas e divisões são essenciais para a reprodução das angiospermas, permitindo a transferência de gametas masculinos para os gametas femininos e gerados na produção de sementes e, posteriormente, em uma nova geração de plantas.
Como se forma uma flor?
Uma flor biológica é uma estrutura reprodutiva encontrada em plantas angiospermas.
A formação de uma flor ocorre por meio de um processo chamado de desenvolvimento floral
Aqui estão as etapas principais da formação de uma flor:
Indução floral: Uma série de sinais internos e externos, como fatores genéticos, hormonais, ambientais (luz, temperatura) e idade da planta, desencadeia a indução floral. Isso faz com que o meristema apical mude sua trajetória de crescimento e comece a formar uma flor em vez de um novo caule.
Diferenciação dos Tecidos Florais: O meristema apical se diferencia em diferentes tecidos florais. No centro da flor, o meristema se divide e forma os órgãos reprodutivos, como o gineceu (partes femininas) e o androceu (partes masculinas). Esses órgãos são compostos por diferentes células e tecidos especializados.
Organização Floral: Os tecidos e órgãos florais são organizados em padrões específicos. O cálice, composto por sépalas, e a corola, composta por pétalas, são formados no extremo externo da flor. No centro, encontramos o androceu (estames) e o gineceu (pistilos).
Produção de Pólen e Óvulos: Nas estruturas masculinas (estames), as anteras se desenvolveram e produziram os grãos de pólen contendo os gametas masculinos. Nas estruturas femininas (pistilos), o ovário contém os óvulos, que contêm os gametas femininos.
Polinização e Fertilização: Após o reconhecimento dos grãos de pólen, ocorre a polinização, que é a transferência de grãos de pólen do estame para o estigma. Os grãos de pólen germinam e formam tubos polínicos que cultivam através do estilete até o ovário, onde fertilizam os óvulos. A fertilização resulta na formação do embrião, que se desenvolverá em uma semente.
É importante ressaltar que o processo de formação de uma flor pode variar entre espécies, e existem diferentes tipos de flores com tendência específica para diferentes estratégias de polinização.
SUGESTÃO DE AULA PARA ESTUDAR AS PARTES DA FLOR SALA DE AULA
Dissecação de flor
ALUNO:
_________________________________________________ SÉRIE:
_____________________
ROTEIRO DE
ATIVIDADE PRÁTICA
ESCOLAR
Título
da
atividade:
Reino
Plantae, partes
de
uma
flor. (baixe o arqui em word aqui)
Problema
a ser investigado: Ao
observarmos uma flor, conseguimos perceber as
partes
que
a
compõe?
Metodologia:
1.
Questões
iniciais:
responda com seus conhecimentos prévio
a)
Todas
as
plantas
tem
flor?
Explique
quais
grupos
apresentam
e quais
não
apresentam
flor.
b)
Por que as flores são
coloridas e tem um odor ? Explique suas
hipóteses
Atividade
teórico-prática:
a)
Colete uma flor de hibísco, azaléia, lírio ou amarilis (se seu
professor fornecer um espécime, pergunte o nome.
- -
Pesquise dados de local de ocorrência natural, hábitos desta
planta.
-
Escreva um texto onde você vai relacionar o que saber sobre esse
tipo de ambiente e as características deste
ambiente
(chuva,
umidade,
tipo
de
solo)
b)
Observe bem esta flor, e desenhe -a, todos os detalhes que você
percebe nela
c)
agora você vai iniciar a dissecação desta flor (abrir a flor e
retirar suas partes) siga o roteiro (DIGITE ISSO NO NAVEGADOR
https://youtu.be/d7eWJxXUlfg)
e cole cada parte da flor que você separar aqui : Questionamentos
Pós prática:
a)
quais partes da planta você observou?
b)
qual a função de cada estrutura da flor, observadas?
c)
você observou alguma parte da flor ao microscópio? Qual? Escreva a
importância destas estruturas para a reprodução da planta e para a
conquista do ambiente pelas plantas angiospermas.
REFERÊNCIAS
(ESCREVA AQUI OS LOCAIS QUE VOCÊ ACESSOU OU OBRAS QUE CONSULTOU PARA
COMPLETAR A ATIVIDADE)
ATIVIDADE INTERATIVA: CRUZADINHA
Projeto Experimentoteca.
Dissecação De Uma
Flor De Hibisco.
Disponível em:
http://experimentoteca.com/biologia/dissecacao-de-uma-flor-de-hibisco/
Acesso em 14
Nov
2018.
VÍDEOS SUGERIDOS PARA APROFUNDAMENTO